quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Conselho Comunitário de Segurança é criado em Cruz das Almas/BA

 Cruz das Almas News com informações adicionais do Forte da Noticia

Para ampliar a participação da população na elaboração de políticas públicas e, melhorar os índices de segurança pública,no município foi criado na manhã desta terça-feira (06/09) no auditório da Câmara de Dirigentes Legistas (CDL), de Cruz das Almas no Recôncavo baiano o (CONSEG) - Conselho Comunitário de Segurança. 
A principal função de um CONSEG é a organização da comunidade que representa. Tem também como objetivo básico a busca da solução para problemas que afetam a comunidade, buscando a sua auto-suficiência.
A capacidade de organização de uma comunidade é fator determinante para seu progresso. Assim quanto mais auto-suficiente e capaz de se organizar na busca de satisfação de suas necessidades, mais rapidamente obterá níveis ótimos de paz social.
Para isso, o CONSEG é uma grande ferramenta de organização social e de exercício de cidadania.
Em primeiro momento deve-se reunir um grupo de líderes comunitários que morem, estudem ou trabalhem na área de atuação do futuro CONSEG. Cada líder comunitário deve promover a leitura detalhada do Regulamento dos CONSEGs, Decreto 2332/2003 e Decreto 12.448/2014, principalmente observando os critérios para ingressar no Conselho como membro.
Quais os objetivos dos CONSEGs?
A intenção é integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.
Na ocasião tivemos as presenças do Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública da Bahia, Francisco Borges; tenente-coronel da PM, Antônio Deiró França, diretor adjunto do DPCDH (Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos); tenente-coronel Adalberto Oliveira Piton - (comandante do 14º BPM em SAJ); major PM Márcio Amorim de Marcelo (comandante da 27ª CIPM); tenente PM Eliel; promotor de justiça, José Reis Neto; Secretários de Governo; a sociedade civil organizada e a imprensa local. 
Veja como ficou a diretoria executiva do Conselho em Cruz das Almas.  
Presidente - Jorge Gomes, Diretor Executivo - Otávio Almeida, Secretário Geral - José Batista 
Diretor Administrativo - Luiz Anselmo, Diretor Financeiro - Nei Fábio, Diretor Ant-drogas - José Carlos , Diretor Comunitário - Sandro Morais, Conselho Fiscal - Roger Cerqueira e Ueviton Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado