terça-feira, 5 de julho de 2016

Rui assegura pleno funcionamento das escolas estaduais e convoca comunidade para fiscalizar serviços

Em seu programa de rádio desta semana, o governador Rui Costa assegura o pleno funcionamento das unidades da rede estadual e convoca a comunidade escolar para fiscalizar os serviços. “[...] Nós vamos iniciar os novos contratos dos terceirizados da educação. [...] Fizemos uma nova licitação e, a partir desta semana, os novos contratos passam a valer”, afirma. Ainda no Digaí, Governador!, ele pede a “[...] você que é professor, que é diretor, que é vice-diretor, você que é aluno, [para] nos juntarmos pra melhorar a escola pública”.
Na mesma edição do programa, Rui aborda a entrega de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no Hospital de Irmã Dulce, em Salvador, e em municípios do interior. O governador também fala sobre as visitas que fará, nesta semana, às cidades de Gavião, e de Pé de Serra, na região nordeste - onde inaugura sistemas de abastecimento de água e investe na agricultura familiar-, e a Vera Cruz, para autorizar recuperação de estrada.

Educação

O governador explica que os novos contratos dos terceirizados vão racionalizar mais os recursos aplicados na Educação. “Vamos garantir o pagamento dos direitos dos trabalhadores para que não ocorra mais atraso de salários [nem] supressão de direitos dos trabalhadores. Com isso, vamos ter um número racional de pessoas na escola [e] os trabalhadores recebendo seus direitos em dia”.
Outro assunto é a remuneração de 22 mil professores da rede estadual beneficiados com a progressão na carreira. “É um compromisso nosso valorizar a carreira”, disse o governador. Ele explica que a promoção equivale a um reajuste salarial de 7% e, com isso, “nós fortalecemos a remuneração do professor e queremos fortalecer a educação”.
O governador recorda que, em 2016, lançou o programa Educar para Transformar e diz estar muito alegre “porque, onde eu passo, tenho percebido que a sociedade, as famílias, os empresários têm abraçado a ideia do pacto [...] Para melhorar a educação, é preciso melhorar a escola, mas também é preciso melhorar o envolvimento da família”.

Saúde

Ao falar da Saúde, Rui cita a entrega de dez novos leitos de UTI no Hospital de Irmã Dulce, nesta segunda-feira (4), resultado da parceria com o Governo do Estado. Ele detalha que são mais de R$ 2 milhões aplicados na construção e aquisição de equipamentos. “O Hospital de Irmã Dulce agora [tem] 30 leitos e vai conseguir fazer mais cirurgias”.
Ele destaca também os investimentos no interior do estado, a exemplo dos 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva entregues, em Eunápolis, no extremo sul baiano. “Nós vamos inaugurar agora, no segundo semestre, 20 novas UTIs na cidade de Brumado [no centro sul]. São dez UTIs adultas e dez infantis, e teremos, em breve, a inauguração do HGE 2, [com] mais 20 leitos de UTI. [...] Reforçando o número de UTIs, vamos ampliar a capacidade do Estado de fazer cirurgias de alta capacidade”.
Para o primeiro semestre de 2017, o governador anuncia a inauguração do Hospital de Seabra, do Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, e o Hospital Prado Valadares, na cidade de Jequié, todos com mais leitos de UTI. “Nós vamos regionalizando a saúde e [realizando] no interior do estado cirurgias de alta complexidade e tratamento em UTI porque a população precisa ser atendida perto de onde mora”.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado