terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Unhas podem dar alerta sobre deficiência de vitamina e outros problemas de saúde

Você sabia que existem alguns problemas de saúde que podem ser detectados pelas unhas? Isso mesmo! Quando a unha está com manchas esbranquiçadas, ondulações ou até mesmo quebradiça, pode ser um alerta do organismo. Sinais como esses, muitas vezes, mostram que algo está fora da normalidade e é bom ficar atento.
Entre os problemas mais comuns que podem ser 'detectados' pelas unhas está a deficiência de vitaminas como o cálcio e a falta de ferro, selênio e zinco no organismo. Tudo isso deixa as unhas frágeis, quebradiças e com manchas esbranquiçadas. Já as que têm aparência arroxeadas podem refletir algum problema cardíaco ou circulatório.
Outro sinal que muitas vezes é ignorado é o 'degrau' ou 'ondulação' que se forma na unha. Isso mostra que ela parou de crescer por um período ou tem crescimento muito lento. Bastante comum em pessoas com câncer, por conta da quimioterapia, esse alerta pode também estar relacionado com problemas hormonais e metabólicos, com o diabetes.
Seja qual for o sinal dado pela unha, é recomendado que um médico faça o diagnóstico. O mais recomendado é que o paciente procure, a princípio, um dermatologista que pode avaliar se esse é um alerta do organismo ou algo mais simples como uma alergia ao esmalte. Em alguns casos, quando um problema mais sério é detectado, o indivíduo é orientado a procurar um especialista em outra área como cardiologista ou nutricionista. (Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado