quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Moradores de Cruz das Almas e municípios vizinhos são vítimas de vídeos difamatórios

Em Cruz das Almas no Recôncavo baiano, circula pelas redes sociais diversos vídeos difamatórios mostrando fotos de moradores e ou moradoras do município com dizeres ofensivos e caluniosos. São vários vídeos feitos não se sabem por quem, que denigrem a imagem de pessoas do bem e conhecidas. Qual o intuito de se fazer isso?De onde vem tanta maldade?
Denunciar é a melhor forma de ajudar no combate a esses crimes . Porém, antes de realizar o registro de um boletim de ocorrência, é necessário identificar o conteúdo criminoso e salvar os arquivos como provas judiciais. Além de Cruz das Almas, moradores de outros municípios também tem suas fotos usadas em vídeos.
Então essas pessoas que estão propagando estes vídeos pelos grupos do aplicativo whatsapp devem saber que também estão sujeitos a responder criminalmente. Você que foi vitima desses vídeos difamatórios, procurem a polícia o mais rápido possível.

Difamação (art. 139 do Código Penal): É difamar alguém, dizendo algo que seja ofensivo à sua reputação. A pena é de três meses a um ano, além de multa. Falar de traições ou se alguém é ninfomaníaco, por exemplo. Injúria (art. 140 do Código Penal): Ofender a dignidade ou o decoro de alguém. A pena é de um a seis meses ou multa. Aqui, na prática, é qualquer xingamento. Chamar alguém de “rameira”, “puta”, etc, pode ser enquadrado aqui. Se for algo relacionado à cor, raça, etnia ou condição de deficiência, a coisa fica mais grave e o usuário passa a ser enquadrado na lei 10.741, de 2003, contra discriminação. A pena pode chegar a três anos e multa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado