quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Camaçari: Organização criminosa é desarticulada durante ‘Operação Caronte’

O Ministério Público (MP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), e a Polícia Civil, via Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), deflagraram, nesta quinta-feira (10/12), a ‘Operação Caronte’, para interdição judicial e cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa atuante em Camaçari.
Os alvos eram Antônio Elinaldo de Araújo da Silva (
pré-candidato a prefeito de Camaçari pelo DEM ), Pedro de Souza Filho, Cristiano Araújo da Silva e Ivan Pedro Moreira de Souza, mas só os dois primeiros foram presos. Os outros dois não foram localizados e continuam sendo procurados. Todos são acusados de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito e exploração de jogos de azar (jogo do bicho). Os presos foram para a Cadeia Pública.
Os quatro e mais Ivana Paula Pereira de Souza da Silva, mulher de Antônio Elinaldo, são investigados desde 2014, quando o MP recebeu informações da existência de uma organização criminosa que enriquecia com o comércio ilícito do ‘jogo do bicho’, na cidade de Camaçari. A organização, que já atuava há 28 anos na cidade, tinha até um nome: ‘Pinta’. À Polícia Civil foi solicitada uma investigação do caso.
Uma ‘Força Tarefa’, composta por seis promotores e três juízes de direito, constatou, então, em parceria com a investigação da polícia, que a organização movimentou a quantia de R$ 5 milhões, sem que houvesse a comprovação de uma fonte legal. As análises técnicas das quebras de sigilos bancários e fiscal foram realizadas pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro, da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Além dos mandados de prisão, a Justiça também determinou o bloqueio das contas dos investigados e o fechamento dos três boxes utilizados pela organização para a exploração de jogo do bicho, no Centro Comercial de Camaçari. Na tarde da quinta-feira (10), o promotor Everaldo José Pinheiro, do Gaeco, e a delegada Débora Freitas, do Núcleo de Combate e Repressão à Lavagem de Dinheiro, do Draco, que esteve a frente das investigações, deram detalhes da operação a jornalistas, no auditório da unidade policial.(Ascom/PC/BA)


Em comunicado, Elinaldo se diz vítima de um golpe.
Leia a carta na íntegra:
CARTA AO POVO DE CAMAÇARI
Amigos e amigas de Camaçari,

Todos sabem que fui vítima de um golpe sujo para tentar manchar a minha reputação e a minha imagem de homem público. Desde que meu nome começou a despontar como alternativa concreta ao projeto do PT no município, o grupo que hoje está no poder no Brasil, na Bahia e em Camaçari iniciou um processo de perseguição política com acusações infundadas e inventadas, como se a lama que cobre a alta cúpula do partido deles pudesse me atingir.Quem conhece a minha história sabe que tenho dedicado a vida a servir ao povo de Camaçari, sempre com honradez, ética, seriedade e trabalho. Por isso, escrevo a vocês para pedir tranquilidade nesse momento, pois logo todo esse processo de perseguição será desmascarado. Com o apoio de minha família, dos meus amigos e do povo de Camaçari, mantenho a serenidade porque também confio na Justiça. A mesma Justiça que está colocando na cadeia a alta cúpula do grupo daqueles que querem a todo custo manter o poder no nosso município.
Ninguém irá calar a minha voz. Não vou sucumbir e não desistirei de continuar trabalhando pelo povo de Camaçari, que merece um futuro melhor. A mentira não vai vencer a verdade. A corrupção não vai vencer a ética. Ao lado do povo, onde sempre estive, serei ainda mais forte para derrotar o PT.
Muito obrigado.
Vereador Antonio Elinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado