segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

29 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DE COMBATE À HANSENÍASE

Por: Ascom - Pref. de Cruz das Almas
Conhecida vulgarmente como lepra, a hanseníase ou Mal de Hansen, é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento de pacientes, devido às deformidades que causava. Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro).
O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.
As pessoas podem ter: 
Dores locais: nas articulações, no pé ou nos olhos Na pele: bolha, erupções, nódulos, pequena saliência, perda de cor, vermelhidão ou úlceras Sensorial: formigamento, redução na sensação de tato ou perda da sensação de temperatura Também é comum: deformidade física, irritação nos olhos, lesões nos nervos, perda de peso ou dificuldade em levantar o pé.
Se você apresenta algum sintoma desses, procure uma das nossas unidades de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado