quarta-feira, 1 de novembro de 2017

UFRB realiza XI Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza em 2017 o XI Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Promovido pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPPAE), o evento celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra. Formada por 83,4% de estudantes autodeclarados negros, a UFRB transformou a data em um dos principais marcos do seu calendário.
Este ano, o Fórum 20 de Novembro acontece no modelo multicampi. As inscrições para participação e submissão de trabalhos estão disponíveis online, sendo que cada interessado poderá escolher um ou mais campi de participação. As oficinas e minicursos também estão abertas aos participantes mediante inscrição.
A conferência de abertura acontece no dia 20 de novembro, às 9h, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, e será ministrada pela psicóloga Cida Bento, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP), coordenadora executiva do Centro de Estudos das relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT) e integrante do Fórum Permanente pela Igualdade Racial e da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras.
Cida Bento atua no campo da diversidade em recursos humanos há quase 30 anos, tendo escrito diversos livros sobre a temática, entre eles “Identidade, Branquitude e Negritude: contribuições para a Psicologia Social no Brasil”. Em 2015, foi eleita uma das 50 pessoas mais influentes no mundo no campo da diversidade pela revista The Economist.
Sobre o Fórum - O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.
O Fórum tem início no dia 06 de novembro e segue até o dia 30 de novembro, com atividades em vários campi da instituição e o seguinte cronograma:
Amargosa
O QUE: XII CONE - Conferência Negritude e Educação
QUANDO: 06 a 09 de novembro de 2017
ONDE: Centro de Formação de Professores (CFP)
QUANTO: Gratuito
Ver Programação Completa.
Santo Antônio de Jesus
O QUE: II Santo Antônio Negro
QUANDO: 19 a 23 de novembro de 2017
ONDE: Centro de Ciências da Saúde (CCS)
QUANTO: Gratuito
Ver Programação Completa.
Cachoeira
O QUE: Conferência de Abertura – Racismo Institucional e Desafios no Quadro das Desigualdades Raciais, com Dra. Cida Bento
QUANDO: 20 de novembro de 2017, às 9 horas
ONDE: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)
QUANTO: Gratuito
Ver Programação Completa.
Santo Amaro e São Francisco do Conde
O QUE: II Santo Amaro Afro
QUANDO: 21 a 24 de novembro de 2017
ONDE: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e Campus Malês/UNILAB
QUANTO: Gratuito
Ver Programação Completa.
Feira de Santana
O QUE: SerTão Preto – Saberes Ecológicos, Ciências, Tecnologias e Negritude
QUANDO: 28 a 30 de novembro de 2017
ONDE: Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS)
QUANTO: Gratuito
Ver Programação completa.
Mais informações no site do evento: www.ufrb.edu.br/forum2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado