sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Cruz das Almas: 27ª CIPM divulga análise produtiva de janeiro a outubro de 2017

Por: #CruzdasAlmasNews - Reprodução: ASCOM/PM
A 27ª Companhia Independente, de Cruz das Almas, divulgou na última quarta-feira (22), uma análise estatística, comprovando através de dados, a redução de 46,15% do índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e 0,89% dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), além da redução de 26,67% dos Crimes Tentados Contra a Vida (CTCV), no período de janeiro a outubro de 2017, comparado ao mesmo período em 2015 e 2016, no município. 
Para o major PM Marcos Davi, comandante da 27ª CIPM, estes resultados são decorrentes do empenho dos policiais envolvidos, principalmente do 1º Pelotão (sede), responsável direto pelo policiamento ostensivo na cidade, e pelo 6º Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). 
O comandante ainda destaca que, diariamente são empregados em média, três PMs para uma população em crescimento, um quantitativo insuficiente face a demanda local, pois a cidade tem crescido, entretanto o número de PMs não tem acompanhado este crescimento. 
O município de Cruz das Almas, assim como de outras cidades baianas ou brasileiras, tem experimentado um aumento no volume de ocorrências policias, por conta de uma série de variáveis, e o atendimento a estes fatos têm se mostrado, por vezes, insuficiente. 
Cruz das Almas é considerada a segunda cidade mais importante do Recôncavo Sul, por diversos fatores. No município, encontra-se sediada a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Embrapa – centro de pesquisa federal para o desenvolvimento agrícola. Sua população, segundo estimativa do IBGE para 2017, é de 64.932 habitantes, com uma taxa de crescimento de 1,47%, com relação ao censo do IBGE de 2010. 
Entre os anos de 2016 e 2017, foi registrado um aumento nas ocorrências envolvendo roubos a veículos, considerando o período de janeiro a outubro, como pode-se observar no gráfico abaixo.

Apesar deste fato, Cruz das Almas registra, considerando mesmo período, uma leve redução de 0,89% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).
No tocante aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), registra-se uma redução de 46,15%, conforme o gráfico abaixo.
Considerando, o mesmo período, podemos destacar também, que houve uma redução de 26,67% nos Crimes Tentados contra a Vida (CTCV), conforme o gráfico abaixo.
Conforme o gráfico abaixo, pode ser observado que o número de ocorrências de CVP, nos mesmos meses, diminuíram.
Se considerarmos esta variável, concomitantemente com outros fatores, há uma possibilidade de que a quantidade de CVP reduza a partir de outubro de 2017, visto que o número de prisões ou TCOs realizados estão, gradativamente, aumentando, conforme o gráfico mostra abaixo.
Seguem abaixo, gráficos que refletem o trabalho desenvolvido pelo 1º e 6º Pelotões na redução dos índices de criminalidade no município de Cruz das Almas.
Ademais, com base nas informações abaixo, é interessante que sejam desenvolvidas ações policiais que visem reduzir a ocorrências criminosas nos meses que apresentam os mesmos padrões dos anos anteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado