quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Sargento da Polícia militar rebate critica recebida após apreender som no Bairro Dona Rosa em Cruz das Almas/BA

 Por: Cruz das Almas News - Texto complementar: Sargento Ataíde
Após apreender de um equipamento de Som no Bairro Dona Rosa no ultimo domingo (17/09) na cidade de Cruz das Almas em decorrência de inúmeras queixas prestadas por vizinhos que já não aguentavam mais o barulho, o policial responsável pela apreensão do equipamento foi duramente criticado nas redes sociais devido a ação ter sido filmada por uma pessoa e divulgada na internet. Após saber da repercussão do ocorrido, o policial resolveu se pronunciar, veja texto completo abaixo. 

"Bom dia

Inicialmente gostaria de me identificar pois acredito que é assim que o cidadão de bem se porta diante de qualquer circunstância e não através do anonimato.

Sou o Sargento Ataide, responsável pela prisão de um cidadão e apreensão de um som no último dia 17/09/17 no município de Cruz das Almas.

Em decorrência de um vídeo que está circulando pelas redes sociais, compartilhado por um indivíduo que se encontrava no Bar situado na Rua Vital Lordelo - Bairro Dona Rosa, acabei me tornando conhecido da população Cruzalmense ao ponto de despertar a "INDIGNAÇÃO" de um "cidadão" (talvez o mesmo responsável pela filmagem) levando-o a postar um texto no whatsapp, inclusive sustentando-se em juízos de valor em relação à minha conduta enquanto policial e cidadão e portanto, não me furtarei a lhe responder com a maior tranquilidade e serenidade possível.

Sou funcionário do Estado e não de Governo (vide a diferença) há mais de duas décadas e, como ser humano também possuo defeitos. Sou também "gente da gente" por vir da mesma sociedade que você,  todavia, cidadão anônimo, em nada as nossas condutas se aproximam.

Em relação à sua falácia e aos argumentos que você tenta nos aproximar para justificar a sua "indignação", está totalmente equivocado. Não saio enchendo a cara de bebida (aliás nunca bebi) em porta de bares, tampouco nos finais de semana, bem como na minha folga, não ouço som alto (detesto incomodar o vizinho) até porque respeito é via de mão dupla e, talvez você desconheça o que isso significa.

Em segundo lugar, já que se coloca como uma pessoa "esclarecida", deveria ler sobre em que circunstâncias podem ocorrer uma prisão (ordem judicial ou flagrante delito), os excludentes de ilicitudes e a diferença entre casa e bar.

Ademais, que fique claro cidadão, não sou "intitulado policial", EU SOU POLICIAL, responsável por manter a PAZ SOCIAL (sabe o que é isso?). A polícia não foi feita apenas para prender ladrões (aliás por falar nisso, bem que você deveria denunciar (pode ser até de forma anônima como seu texto) os LADRÕES e TRAFICANTES aí do seu bairro, afinal Segurança Pública é dever do Estado mas direito e responsabilidade de todos.

Aprenda que o seu "direto" termina quando começa o do vizinho. Assim como você se intitula trabalhador, os vizinhos que não suportam mais ouvir o som de vocês, também o são.

Se o senhor não tem conhecimento, saiba que cerca de 60% das inúmeras chamadas para a Polícia Militar no 190 nos finais de semana são de perturbação do sossego público.

Na maioria das vezes a POLÍCIA MILITAR não consegue atender a estas chamadas, pois levando em consideração a quantidade reduzida de policiais e de viaturas para a grande quantidade de crimes de diversas naturezas ocorridos, elas acabam ficando para segundo plano.

Quem gera o barulho, COMO O QUE HOUVE E LHE DEIXOU "INDIGNADO" com nossa ação, não pensa em quem prejudica, seja o trabalhador que só quer descansar e ter tranquilidade dentro de sua própria casa, quem possui criança pequena e não consegue fazê-la dormir, idosos que acabam tendo a saúde acometida pelo incômodo ao sono, etc.

INDIGNADOS ESTÃO CIDADÃOS CRUZALMENSES PELOS QUAIS VOCÊS NÃO TEM RESPEITO ALGUM. QUE AO NÃO AGUENTAR MAIS O DESPREZO E DESCALABRO DE VOCÊS ACABAM CHAMANDO A POLÍCIA.

Contrariamente ao que o senhor fala de que Cruz das Almas precise de "policiais melhores que venham para fazer diferença e que tenham conhecimento sobre direitos", talvez o senhor não consiga compreender que A SUA FALTA DE EDUCAÇÃO EM   UTILIZAR O SOM ALTO, É A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO PROBLEMA."

Para finalizar, lembre-se que ninguém está acima da lei e se não quiser receber uma visita da polícia aprenda a se comportar e viver em sociedade.

Sargento Ataíde,
Cidadão e Sargento  da Polícia Militar.

33 comentários:

  1. Queria parabenizar ao Sargente Ataíde, pela forma como se pronunciou. Demostrou que é uma pessoa CULTA, diferente de uns e outros que se vale do anonimato para se manisfestar relinchando.

    Ass.,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que ele deveria manda abaixa,mas ele n chego entro e predeu o som do menino que trabalho pra te o seu som e ele vem e prende sem quer manda baixa

      Excluir
    2. E vai continuar prendendo. Quer bom senso? Sejam educados

      Excluir
    3. Estamos juntos irmão. Não fizemos nada mais que nossa obrigação

      Excluir
    4. Anônimo quem quer bom se comporta e respeita os vizinhos. Quantos tiver que ser apreendidos, SERÃO.

      Excluir
  2. Parabéns sargento Ataíde, que enorme prazer eu tive ao ler esse texto, noya-se, que essas palavras saíram de uma pessoa intergra e ímpar, que houvesse mais policiais assim como o senhor. E gostaria que houvesse mais rondas mesmo para coibir esses desvaneios, que eles chamam de " curtir a vida". Aqui na feira da cootam aos domingos é um verdadeiro inferno. Parabéns! O Senhor te abençoe e te guarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Estamos a disposição para qualquer eventualidade. Quem não quiser receber visitas da polícia é somente respeitar as leis.
      Infelizmente alguns indivíduos acham que só possuem direitos e se "esquecem" dos deveres.

      Excluir
  3. Ele é mais é sem vergonha gosta de tomar o que é dos outros... esse porco de farda, sei que vizinhos tem direito ah seu sossego, pois sou vizinha aqui do acontecido e o som nem alto estava, e o horario era permitido de longe acompanhei tudo, porque ele nao mandou o menino abaixar o som e recolher seu som para sua residencia? Ja chegou levando, ainda invadiu a casa do rapaiz sem ordem nenhuma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estude mais o que estabelece a Lei. Está se sentindo prejudicado formalize a denuncia.

      Excluir
    2. Cada um oferece o que tem e jamais irei me nivelar com você. Por seu linguajar chulo já se percebe o tipo de pessoa que é. Revolucionar de forma anônima é fácil. Fala pessoalmente quem é porco fardado que tua cadeia é garantida.

      Excluir
    3. Cada um oferece o que tem e jamais irei me nivelar com você. Por seu linguajar chulo já se percebe o tipo de pessoa que é. Revolucionar de forma anônima é fácil. Fala pessoalmente quem é porco fardado que tua cadeia é garantida.

      Excluir
    4. Realmente você deve ser bastante conhecedor das leis para achar que existe horário para ser cumprida a lei do silêncio. Leia a LCA e LCP.

      Excluir
  4. Boa tarde!!

    Eu achei injusto levar o som, eles poderia mandar baixar o volume do som! Não entrar e pegar o som, a pessoa trabalha a semana toda pra conseguir comprár seus bens materiais pra chegar nessa certa situação de perder seu som!! Hoje você sai pra trabalhar é roubado com tanto ladrão pela cidade quando chega final de semana a polícia sai prendendo som!! Essa é a triste realidade,,, hoje o cidadão de bem tá perdendo seus bens materiais pra Polícia e prós ladrão!! Triste realidade! 🤷‍♂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polícia não é só para ladrão. Polícia é para quem não se comporta e cria transtornos para os seus vizinhos.
      Agradeceríamos muito de não ter que nos preocupar com os cidadãos de bem, aí sobraria mais tempo para conter os LADRÕES. Falta consciência.

      Excluir
  5. Esses cara desse bairro vai chupar

    ResponderExcluir
  6. Como ele é policial e um ser humano ele também tinha que ter o bom senso de mandar abaixar, isso é o que geralmente tds fazem se o dono do som nao fizesse isso ele sim poderia levar o som com todo direito pois foi avisado. O ser humano é falho e todos merecem uma segunda chance. Como todo mundo sabe errar é humano permanecer no erro é burrice creio que se avisa pra abaixar ou desligar o som ele seria atendido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa prática no bairro é constante. Na noite anterior uma guarnição já havia sido enviada para conter tal situação.

      Excluir
  7. Dou muito valor ao trabalho da poliçia mais chegar e simplesmente levar o som eu achei uma atitude equivocada pois mandar abaixar ou desligar também é uma forma de punição e se continuasse o barulho concerteza era pra levar pois a poliçia não ta pra brincadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há qualquer equívoco. Na noite anterior uma guarnição já havia alertado no bairro. O problema é a falta de conscientização de quem acha estar acima da lei.

      Excluir
  8. Entra dentro de uma residência sem a permissão do dono e apreende um som que estava dentro de casa, entra e leva sem nenhuma autorização. Sou vizinho e afirmo, o som não estava alto e estava no padrão e horário permitido, não foi feita a medida dos decibéis, nem nada padrão do tipo para se enquadrar no artigo, mais como se trata de um bairro de classe baixa e ter muitas pessoas leigas no assunto se faz o que quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheça a lei e cumpra e não terá transtorno com a polícia e tampouco responderá criminalmente. Simples

      Excluir
  9. iso so vai para quando cidadao de bem nao disca 190 mais comeca a da tiro neses vagabudo que vivi emcomodado a populacao nao e de bem e vagabudo de bem que trabalha fim de semana descanca sem ficar fazendo barulho de segunda a segunda nos bares bebedo com som alto e de bem

    ResponderExcluir
  10. O som ñ tava auto ñ.e estava dentro da residencia.mais niguem quenta ver os zoutro feliz.x9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro aprenda a escrever e depois te darei a resposta.

      Excluir
  11. Todos bares da cidade tem som sai predendo 1 por 1 entao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta apenas solicitar no meu dia de serviço.

      Excluir
  12. Todos bares da cidade tem som sai predendo 1 por 1 entao

    ResponderExcluir
  13. Meus parabéns isso é gente inresponsável q não tem o q fazer.so sabe incomodar as pessoas de bem.por q não vão procurar capinar um quintal ao invés de tá incomodando

    ResponderExcluir
  14. Daqui uns dias as peças estão espalhadas por ai

    ResponderExcluir
  15. E não vai dar em nada porque uma mentira de polícia vale tipo 10 verdades.

    ResponderExcluir
  16. Como vcs querem q o BRASIL melhore?Sou adolescente e seii q a Melhor forma de se mudar o Brasil é a sociedade dando apoio aos policiais e ñ a pessoas fora da lei,vcs acham q o salário q esses policiais ganham são diguinos do seu trabalho na rua??Saindo atrás de bandido,tomando tapa da sociedade,deixando filho(a)pra trazer a paz na comunidade e etc...E vcs ainda faz comentários ruim sobre esse policial q está na lei,sei q existi alguns polícias,ou vamos dizer bandido q usa a farda da PM para manchar a corporação,Mais porém tem polícias q dão a vida pela sociedade.
    Só num pai desse mesmo pra um Bandido matar um policial e o direito Humano interfir contra o policial,e se um policial matar um Bandido e vários processos em cima dele.Então gente vms parar de reclamar dos polícias e dar mais apoio a ele,pq ser PM ñ é nada fácil.

    ResponderExcluir
  17. I – em período diurno (7h às 19h): 70 dB (A);

    II – em período vespertino (19h às 22h): 60 dB (A);

    III – em período noturno (22h às 7h): 50 dB, até às 23:59 h, e 45 dB (A), a partir da 0:00 h.

    § 1º – Às sextas-feiras, aos sábados e em vésperas de feriados, será admitido, até às 23:00 h, o nível correspondente ao período vespertino.

    Observei em vários comentários muitos conhecedores de direitos. Porém de deveres...

    ResponderExcluir

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado