terça-feira, 23 de maio de 2017

Ministério do Trabalho lança aplicativo para ajudar a quem procura emprego

 Por: Redação Cruz das Almas News
Foi lançado nesta terça-feira (23/05)pelo Ministério do Trabalho o aplicativo Sine Fácil,o aplicativo foi desenvolvido pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), para ajudar o trabalhador a encontrar de forma rápida e pratica, vagas de emprego adequada ao seu perfil. Também é possível ao usuário ter acesso a benefícios como; Seguro-Desemprego: nessa aba é possível obter informações sobre parcelas, notificações, recursos e vínculos. Consulta de Vagas: aqui é possível consultar vagas de emprego disponíveis pelo perfil profissional. Agenda de Entrevistas: após o trabalhador se candidatar a uma vaga disponível, o aplicativo gera o encaminhamento para entrevista, com data e horário marcados.
Consulta do Abono Salarial: informações sobre o Abono Salarial e o PIS, como calendário de pagamentos e se o trabalhador tem direito ao benefício.
Consulta de Contratos: nessa opção aparecem todos os contratos de trabalho cadastrados do trabalhador. Informações como vínculos empregatícios, tempo de trabalho e data de admissão e demissão vão estar disponíveis. Os vínculos empregatícios apresentados em “Contratos de Trabalho” são extraídos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Segundo destacou o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães que participou do lançamento do aplicativo ao lado do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.“A ideia é que o aplicativo móvel o ajude a encontrar, de forma rápida e prática, uma nova atividade”. O aplicativo permite que sejam feita consultas a vagas de emprego, em qualquer horário e em qualquer local, sem a necessidade do trabalhador se deslocar até um posto de atendimento. O Sine Fácil é gratuito,e já está disponível para o sistema Android e em breve será oferecido para a plataforma iOS. Para usar o app, o trabalhador precisa ter um código de acesso (QR Code)que pode ser obtido no portal Emprega Brasil, plataforma que reúne diversos serviços do Ministério do Trabalho. O código de acesso é individual, o que garante segurança às informações e agilidade no atendimento. Ele pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica e, após a decodificação, passa a ter conteúdo informativo. O aplicativo também tem serviços para os empregadores, que podem encontrar mais rapidamente profissionais com o perfil desejado.
O QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares equipados com câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. O QR Code é a chave para acesso às funcionalidades do aplicativo Sine Fácil e pode ser obtido de três formas:
1 – Requerentes do Seguro-Desemprego: A primeira forma é voltada para os requerentes do Seguro-Desemprego. Todos os requerimentos emitidos e impressos pelo Empregador Web já possuem o QR Code para habilitação no aplicativo. O requerimento é emitido pelo empregador e entregue ao trabalhador no momento da dispensa. O QR Code também pode ser gerado após o processo de habilitação do benefício, realizado no Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho.
2 – Pelo Portal Emprega Brasil: O segundo caminho é oferecido pelo Portal Emprega Brasil. O trabalhador realiza seu cadastro no Portal e pode acessar o serviço de geração de QR Code. Caso o trabalhador já tenha seu cadastro do Sine atualizado, o QR Code gerado permitirá acessar as funcionalidades da Intermediação de Mão de Obra, consulta de contratos e Abono Salarial.  Caso o cadastro no Sine não esteja completo, o trabalhador só poderá acessar as duas últimas funcionalidades.
3 – Trabalhadores que não têm acesso ao Portal Emprega Brasil e não são requerentes do Seguro-Desemprego: O terceiro modo é utilizado quando o trabalhador não tem um requerimento do Seguro-Desemprego, mas quer acessar os demais serviços do aplicativo. Para isso, ele deve se dirigir a um posto do Sine, atualizar seu cadastro e solicitar ao atendente a geração de um QR Code, que permitirá acesso a todas as funcionalidades, com exceção da funcionalidade do Seguro-Desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado