terça-feira, 21 de março de 2017

Encontro Nacional do Forró em Cruz das Almas/BA

Por:Laboratório da Notícia - Fotos:Divulgação

Evento acontece em Cruz das Almas entre 6 e 8 de abril

Zelito Miranda
Agentes culturais, artistas, músicos, autores, técnicos, produtores, empresários e pesquisadores do forró terão encontro marcado entre os dias 6 e 8 de abril, no Encontro Nacional do Forró, em Cruz das Almas. O evento irá discutir "Os rumos da forte e rica cultura do forró e de onde viemos, onde estamos e para onde nossa cultura pode caminhar?”. Já confirmaram a participação nomes como os forrozeiros Alcymar Monteiro, Maciel Melo, Zelito Miranda e Sandrinho do Acordeon.

O evento tem como objetivo debater e propor planos e ações voltados para criar maior articulação e impulsionar as vivências entre os produtores da cultura do forró, trazendo pautas de discussão fundamentais para a realidade contemporânea dessa produção artística. O forró é um importante patrimônio cultural imaterial e contribui para o engrandecimento artístico do nordeste.
Sandrinho do Acordeon
"As matrizes do forró têm contribuído há mais de um século para a construção da identidade nordestina e nacional, especialmente no tocante aos seus gêneros, ritmos, modos de dança e saberes enraizados no cotidiano do povo nordestino e de várias comunidades espalhadas pelo Brasil, que tem o forró como marca de vivências coletivas do trabalho e de experiências festivas", afirmou Paulo Tear, um dos produtores do evento.

A intenção é promover a importância desse trabalho cultural para geração de renda, potencializando o desenvolvimento de cada região por meio da economia criativa, trabalhando com a dinamização de diferentes setores da cultura como música, dança, artes plásticas, artesanato, moda, design, culturas populares, literatura, artes visuais e arte digital. “O momento atual também tem necessidade urgente de diálogo com as políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal”, garante Israel Mizrach, presidente da Associação dos Empresários, promotores, produtores artísticos e culturais do Estado da Bahia.
Maciel Melo
Dentro da programação, o evento promoverá palestras, debates e ações diversas como a realidade contemporânea da produção artística do forró, dificuldades e soluções para o desenvolvimento do mercado cultural e dos seus empreendimentos, a comunidade forrozeira e suas responsabilidades no desenvolvimento de projetos que envolvam colaboração com cidades, o papel do Estado no fomento à economia da cultura, o crescimento do forró nos grandes centros urbanos e a massificação das bandas de pseudo forró na mídia, além de ações de proteção a fim de que o forró permaneça vivo para as gerações futuras. 
Alcymar Monteiro
 

5 comentários:

  1. evento esse que ja aconteceu em cachoeira-ba ,onde no evento participou de palestras o produtor paulo tear,que por incrivel que pareça foi vaiado.
    nesse congresso de forró, se indentificou que quem mais leva vantagens são os grandes produtores ou melhor as grandes produtoras de carnaval de salvador.evento esse que teve como destaque 9 cidades do interior da bahia.
    a tradição dos festejos juninos vem se acabando por conta de produtores que hoje querem colocar atraçoes de outros ritmos no periodo de são joao, descaracterizando a tradição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ENCONTRO NACIONAL DO FORRÓ nunca aconteceu em cachoeira-Ba! Esse é um antigo projeto criado e realizado pela TEAR PRODUÇÕES que teve sua 1ª edição em Salvador-Ba no ano de 2001 e foi seguida de mais 3 edições em Salvador e uma em Belo Horizonte-MG, onde foi muito bem recebida. O ENF está retornando em 2017 no município de Cruz das Almas-Ba. O evento que aconteceu em Cachoeira foi também um sucesso e assim como o ENF tem o nobre objetivo de contribuir para a valorização e preservação da nossa cultura nordestina! Participe e venha unir forças com todos que estão ocupados em ajudar!!!

      Excluir
  2. É isso
    não devemos deixa essa música tao nordestina tao brasileira morre forró é cultura é a estoria de vida de muitos nordestino viva o forro viva Luiz Gonzaga ...

    ResponderExcluir
  3. Qual o local e horários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Local e horário ainda não foram divulgados, mas assim que soubermos vamos divulgar aqui.

      Excluir

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado