sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde de Cruz das Almas

A Secretaria de Saúde de Cruz das Almas esclarece que o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) consiste em garantir o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de atendimento médico especializado em média e alta complexidade que fazem tratamento continuado em outros municípios, quando esgotados todos os meios de atendimento onde reside, conforme regulamentado na Portaria SAS / MS nº 055/1999.
Para ter direito ao TFD, o paciente deve ser cadastrado no serviço mediante laudo médico e outros documentos que comprovem o tratamento, bem como a apresentação dos relatórios de viagem com as comprovações dos atendimentos realizados.
O recurso destinado ao TFD Intermunicipal para Cruz das Almas corresponde ao valor mensal de R$ 11.467,98. Considerando a população do município, estimada para o ano de 2016, com 64.552 habitantes, o valor do TFD corresponde a R$ 0,18 por habitante no mês. Dados que indicam para a necessidade de atenção com o serviço, que é tão importante para a população usuária do SUS, pois se por um lado temos recursos limitados, por outro observamos uma grande demanda da população por atendimentos especializados fora de Cruz das Almas, agravado durante os últimos anos em decorrência da baixa qualidade da Atenção Básica e, principalmente, do fechamento de unidades importantes como a  Santa Casa de Misericórdia.
É com esse senso de atenção e responsabilidade que iniciamos a gestão da saúde no município de Cruz das Almas, incluindo o serviço de TFD, buscando superar as inúmeras dificuldades encontradas.
Informamos ainda que estamos desde dezembro buscando contato via redes sociais, e desde o dia 2 de janeiro viabilizando o atendimento das demandas dos pacientes do TFD, apesar da total falta de informações da equipe de transição de mandato sobre os pacientes inscritos no programa e os agendamentos desse primeiro mês e das condições precárias em que foram encontrados os veículos da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde conta atualmente com 22 veículos, mas a gestão passada deixou apenas 4 veículos em condições de circular. Para realizar o serviço do TFD destinamos 04 vans diariamente, para atender as demandas dos pacientes que necessitam do atendimento nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Valença, dentre outros.
Ressaltamos que o serviço de Tratamento Fora do Domicílio  está funcionando normalmente, atendendo a todos os pacientes que procuram o serviço e priorizando principalmente, os pacientes oncológicos e de hemodiálise, em conformidade com as normas específicas da secretaria. Informamos ainda que desde o início da nova gestão 318 pacientes já foram atendidos pelo TFD.
Em tempo, colocamos a equipe da Secretaria Municipal de Saúde à disposição da sociedade e da Câmara de Vereadores para acompanhar a execução dos serviços, assim como oferecer sugestões para melhoria dos atendimentos ofertados à população cruzalmense.
Para outras informações os pacientes podem procurar a Central de Regulação que fica na Rua Professor Mata Pereira, s/n, Centro - ao lado do Rotary Club. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e  das 14:00 às 17:00. (Ascom/Prefeitura de Cruz das Almas)

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