sábado, 21 de janeiro de 2017

A 11 anos atras o cruzalmense Valdemir "Sertão" Pereira conquistava o título mundial dos pesos penas

A exatos 11 anos atrás o  boxeador Valdemir "Sertão" Pereira conquistava  o título mundial dos pesos penas (até 57,153 kg) da (FIB) Federação Internacional de Boxe. Nascido em Cruz das Almas, no interior da Bahia Sertão, na época com 31 anos, bateu na decisão o tailandês Phafrakorb Rakkietgym por pontos. A luta foi em Mashantucket, nos Estados Unidos, e teve duração de 12 rounds. A decisão dos jurados foi unânime. Os três apontaram ampla vitória do brasileiro por 118 a 108.
Na época Sertão possuía 23 vitórias em 23 lutas como profissional. Além de não ter perdido nenhuma luta, o brasileiro ainda venceu 15 lutas por nocaute, marcas que impressionaram os profissionais da imprensa norte-americana destacada para cobrir o combate que ocorreu numa madrugada de sábado em 21 de janeiro de 2006 .
Em sua primeira defesa do cinturão quatro meses depois, em 13 de maio, ele foi foi derrotado na defesa do título mundial dos penas da Federação Internacional de Boxe, pelo americano Eric "Super Mouse" Aiken em Boston, nos EUA. O brasileiro foi desclassificado no oitavo assalto, por ter desferido seguidos golpes baixos no adversário.
Sertão enfrentaria, originalmente, o britânico Esham Pickering, substituído por ter sofrido uma contusão durante treinos para a disputa. Ainda chegou a tentar uma  revanche contra Aiken em março de 2007 mas um exame de saúde apontariam que ele contraíra Hepatite C. O cinturão, agora empoeirado e com peças soltando, fica num móvel na sua casa, em cima da TV.
Sertão hoje com 42 anos, trabalha em uma loja da cidade, mas quem o conhece sabe que a vontade do nosso campeão era ter um academia para poder tirar nossos jovens da marginalidade. Um projeto social comandado por ele e que pudesse ocupar a mente dessas crianças com o esporte, mas sem ajuda do poder publico esse sonho está longe de acontecer. Parabéns Sertão, para o povo de Cruz das Almas você será sempre nosso campeão. Acordem senhores políticos de Cruz das Almas, o esporte é a porta para se tirar nossos jovens do mundo das drogas.  (Uol Esportes/Wikipédia/Globo Esportes)

2 comentários:

  1. Bela matéria. Importantíssimo que meios de comunicação exponham o sucesso de pessoas como "Sertão", que, a despeito das dificuldades enfrentadas desde o nascimento, não se rendem e mostram que com esforço e dedicação pode-se vencer as barreiras que a vida impõe. Como a matéria ressalta, é uma pena que que as "autoridades" locais e/ou a iniciativa privada não percebam a importância de um vencedor como ele, o que poderia servir de exemplo e como tal, agente multiplicador, podendo trazer inúmeros benefícios para a juventude Cruzalmense.
    Mais uma Vez, parabéns pela a matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo, sempre bom quando recebemos elogios já que para criticar aparecem muitos.

      Excluir

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado