quinta-feira, 3 de setembro de 2015

"Escorregaram das minhas mãos", diz pai de garoto encontrado morto em praia da Turquia

O pai do garoto sírio de três anos, Aylan Kurdi, encontrado morto em uma praia da Turquia, falou nesta quinta-feira (03/09) sobre as circunstâncias que levaram à tragédia. Além do pequeno Aylan, Abdullah Kurdi perdeu ainda a esposa e um outro filho, de cinco anos, no naufrágio.
Segundo Abdullah, esta foi a segunda vez que a família tentou atravessar da Turquia para a Grécia. “Numa delas, os guardas nos pararam. Aí fomos libertados", contou  à agência de notícias turca Dogan.
Na segunda tentativa, os organizadores da travessia não levaram o barco. Os imigrantes, então, conseguiram um barco por conta própria, no entanto, após navegarem 500m, a embarcação começou a encher de água.
"Nossos pés ficaram molhados. Criou-se um pânico, e quando as pessoas tentaram ficar de pé, a situação piorou", contou. Ainda segundo Abdullah, havia coletes salva-vidas no barco, mas como várias pessoas se levantaram, o barco virou. "Carreguei a minha mulher nos braços. Mas meus filhos escorregaram das minhas mãos", lamentou.
Após o naufrágio, ele entrou em contato com uma irmã que mora no Canadá e disse que desejava apenas retornar para Kobane, na Síria, para enterrar seus familiares e ser enterrado ao lado deles. O governo canadense chegou a lhe oferecer asilo, mas ele rejeitou. 
"Recebi uma oferta do governo do Canadá para morar lá, mas depois do que aconteceu não quero ir. Vou levá-los primeiro a Suruç [cidade turca na fronteira com a Síria] e depois a Kobane, na Síria. Passarei o resto da minha vida lá".
Ele fez um apelo à comunidade internacional para que sejam evitadas outras tragédias como a que aconteceu com ele. "Quero que o mundo inteiro nos escute e veja onde chegamos tentando escapar da guerra. Vivo um grande sofrimento. Faço esta declaração para evitar que outras pessoas vivam o mesmo", disse Abdullah que já perdeu 16 familiares que combatiam o grupo terrorista Estado Islâmico. (Correio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado