terça-feira, 28 de julho de 2015

Governo entrega Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar no Recôncavo


O Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugurou nesta segunda-feira (27) o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), no Recôncavo baiano. A unidade, instalada no município de Cruz das Almas, deverá atender cerca de 30 mil famílias de agricultores familiares do Território.



De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o SETAF surge com a finalidade de interiorizar as atividades, por meio do diálogo com os colegiados territoriais, consórcios públicos, prefeituras, universidades e forças empresariais e comerciais de cada território.



“Os SETAFS e os Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAFs) são uma forma inovadora de se organizar a política em cada canto do estado, de cada território, que tem sua identidade de produção, consumo, comercialização, para que possamos ter bons frutos, tanto da segurança alimentar, como de mercado e melhorar a condição de vida dessa população”, salientou Rodrigues.



O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, que apresentou a estrutura da SDR, destacou a importância da instalação de mais um SETAF e falou que é necessário manter um diálogo permanente com as diversas instituições voltadas para o desenvolvimento rural e trabalhar de forma articulada e organizada. “Vamos integrar as ações para que os serviços cheguem com ainda mais qualidade às comunidades rurais, com ações que abrangem desde a entrega de sementes e mudas, ferramentas para produção, à assistência técnica e extensão rural”.



Durante a solenidade de inauguração foi realizada assinaturas de convênios entre a SDR, por meio da CAR, com associações dos municípios de Santo Antônio de Jesus e Muritiba, para a implantação de unidades de produção de mudas. Foram entregues ainda, dentro da ação de regularização fundiária do Governo da Bahia, 44 títulos de terra, a agricultores familiares.



Para a agricultora e presidente da Associação de Moradores de Gameleira, do município de Santo Antônio de Jesus, Mirinalva Souza de Santana Cruz, a implantação da unidade de produção de mudas de reniva de mandioca representa uma esperança. “Antes só tínhamos o cultivo da mandioca e laranja, agora, com a chegada da unidade, temos a expectativa de mais desenvolvimento em nossa comunidade”.



Foram assinados também, durante a solenidade, um termo de Cooperação Técnica e Científica entre a SDR/CAR, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Embrapa e os termos de Cooperação para a instalação de SEMAFs em 15 municípios, dos 20 que compõem o Território do Recôncavo.



SETAF - A SDR está instalando os SETAFs nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. As unidades, que são representações da secretaria nos territórios, são responsáveis pela execução e monitoramento das políticas públicas, de forma planejada e articulada, através de programas, projetos e ações voltadas para o desenvolvimento rural.



Entre as ações realizadas pela SDR estão as políticas públicas de acesso à terra, a exemplo do crédito fundiário e regularização fundiária, a assistência e extensão rural. São ainda estratégias a agregação de valor dos produtos da agricultura familiar, através das agroindústrias, acesso à água e comercialização.



Estavam presentes o coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Orlando Pereira, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo, Prof. Dr. Silvio Luiz de Oliveira Soglia, o chefe-geral da Embrapa Fruticultura, Domingo Haroldo Reinhardt, representantes do Consórcio Público do Território Recôncavo, das prefeituras e secretarias de agricultura dos municípios que integram o território e parlamentares, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado