terça-feira, 28 de julho de 2015

Governador assina acordo de cooperação para transferir 174 equipamentos e 194 funcionários do extinto Derba para 10 Consórcios Públicos

Mais de 200 pessoas participaram nesta terça-feira (28/07) da solenidade de transferência de equipamentos e pessoal do antigo Derba para 10 consórcios públicos habilitados, que irão atuar nas diversas regiões do Estado da Bahia, beneficiando 158 municípios em 12 Territórios de Identidade.
Recepcionados pelo Governador Rui Costa, cerca de 130 prefeitos baianos participaram do ato de assinatura do acordo de cooperação, realizado no auditório da Secretaria de Infraestrutura, que contou com a presença do titular da pasta Marcos Cavalcante, de Josias Gomes, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, de Rodrigo Pimentel de Souza Lima, chefe de Gabinete da Secretaria de Administração, do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, de deputados federais, deputados estaduais, e assessores das Prefeituras.
Os presidentes dos 10 Consórcios conveniados receberam o repasse de 174 bens móveis do extinto Derba, a exemplo de moniveladoras, caminhões, pás carregadeiras, e 10 usinas de asfalto, entre outros equipamentos. Os consórcios absorveram também 194 trabalhadores.
“Estamos implantando um novo padrão de gestão, com ferramentas inovadoras, transferindo aos consórcios equipamentos e funcionários para que possam ser feitas obras nos municípios, como a manutenção de estradas entre 10 km e 50 km de extensão a um custo menor. Estamos aliando a maior capacidade do Estado nos recursos necessários com a capilaridade dos municípios”, destacou o Governador Rui Costa.
“Esse é um novo passo na gestão estadual que será replicado em outras áreas”, argumentou o Secretário Marcos Cavalcante. A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, destacou que o extinto Derba sempre auxiliou nas demandas dos municípios e que agora essas ações deverão ganhar ainda mais qualidade e velocidade na execução das obras.
“Esse é um modelo de sucesso, onde o governo está descentralizando em todas as áreas, como este onde repassa máquinas e pessoal para que o municípios possam manter as estradas em bom estado de funcionamento”, destacou o deputado Marcelo Nilo, presidente da Alba.
 
Os 10 Consórcios Públicos Habilitados são:
  1. Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do ALTO SERTÃO - CDS DO ALTO SERTÃO
Presidente, Prefeito de Guanambí, Charles Fernandes/PP
  1. Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi - CIAPRA BAIXO SUL
Presidente, Prefeito de Ibirapitanga, Dr. Ravan/PSD
  1. Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Portal do Sertão - CDS PORTAL DO SERTÃO
Presidente, Prefeito de Irará, Derivaldo Pinto/PT
  1. Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê - CDS DE IRECÊ
Presidente, Prefeito de Irecê, Luizinho Sobral/PTN
  1. Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas - CIMURC
Presidente, Prefeito de Itagí, Railton/PT
  1. Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriça - CDS VALE DO JIQUIRIÇA
Presidente, Prefeito de Lafaeiete Coutinho, Zé Cocá/PP
  1. Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Bacia do Jacuípe - CDS BACIA DO JACUÍPE
Presidente, Prefeito de Quixabeira, Eliezer/PT
  1. Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II - CISAN
Presidente, Prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia/PSD
  1. Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal - CONSISAL
Presidente, Prefeito de Serrinha, Osni/PT
  1. Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Sertão do São Francisco –CONSTESF
Presidente, Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti/PDT
 
O acordo assinado prevê a cessão de 174 Bens Móveis: 10 Usinas de Asfalto, 20 Caminhões Basculantes, 6 Caminhões Carrocerias, 6 Caminhões Espargidores, 10 Caminhões Lubrificadores, 10 Caminhões Pipas, 6 Caminhões Transportes, 19 Carregadeiras Frontais, 8 Distribuidores de Agregados, 1 Escavadeira Hidraulica, 3 Grades de Discos, 6 Minis Carregadeiras, 16 Motoniveladoras, 7 Retros Escavadeiras, 4 Roçadeiras Hidráulicas, 10 Rolos Comp. Pé de Carneiro, 10 Rolos de Pneus, 11 Tratores de Esteiras, 07 Tratores de Pneus, 04 Vassouras Mecânicas.
 
Também autoriza a cessão de 194 Servidores para as seguintes regiões: 22 RM Brumado, 14 RM Cipó, 19 RM Morro do Chapéu, 21 RM Feira de Santana, 15 RM Itaberaba, 26 RM Jequié, 21 RM Itabuna, 12 RM Jacobina, 21 RM Itapetinga, 23 RM Casa Nova.
 
Secretaria de Relações Institucionais - SERIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O site Cruz das Almas News coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado